quinta-feira, 29 de março de 2007

Opinião: O Brasil Com Lentes Cor-de-Rosa 1


De quão profundamente o dinheiro eletrônico poderá mudar o país.


Ao contrário do que a esquerda estatizante tenta fazer com que os outros pensem, o fundamento do capitalismo é o da honestidade. Ser honesto faz com que contratos sejam honrados e os negócios sejam mais volumosos, proporcionando que todos ganhem: a tecnologia se desenvolva, os empregos floresçam e as nações se tornem mais prósperas.
Em um país que possui um histórico de corrupção que vem desde o Rei João Manoel de Portugal, passando pela carta de Pero Vaz de Caminha pedindo pistolão e chegando aos recentes escândalos amplamente divulgados pela mídia, pouco se pode esperar do governo e do povo para melhorar este quadro.
No entanto, a primeira luz no fim do túnel desde os primórdios da nação luso-brasileira estará chegando este ano ainda, da fonte mais inesperada possível, os bancos, tradicionais vilões da economia.
Com uma tecnologia já em uso no Japão, o Bradesco anuncia um sistema que permitirá abolir os cartões bancários, com a passagem da palma da mão sobre um sensor, ou seja, o cliente poderá acessar e movimentar a sua conta, dispensando qualquer meio físico. Isso quer dizer: você poderá ir à praia só de calção de banho e ainda comprar um refrigerante simplesmente mostrando a palma da sua mão.
A conseqüência lógica desta tecnologia é que ninguém vai usar mais dinheiro “cash”, afinal, para quê? E a identificação pessoal com a palma da mão será o próximo passo, como nos filmes de ficção científica. Será o fim de RG, CPF, CNH e outras siglas que nos infernizam a vida.
Da parte do governo, o bom senso nos diz que a casa da moeda nos próximos anos deverá anunciar o fim da nota de cem, depois da de cinqüenta, até o ponto de passar a ser uma instituição que só emite moedas comemorativas.
Com mais um pouco de futurologia, quando chegar a este ponto, como esconder o dinheiro em malas ou nas cuecas? Como sonegar impostos? Como subornar um guarda de trânsito, um juiz ou um deputado se todas as transações puderem ser rastreadas?
Talvez tenhamos alguma chance de sermos honestos e finalmente chegar ao capitalismo, esperemos e vejamos.