terça-feira, 3 de abril de 2007

Opinião: O Mercador de Veneza Contra Deus e Contra o Estado Leviatã

Shakespeare viveu quase duzentos anos antes que a onda liberal tomasse conta da Europa, mas n`O Mercador de Veneza fala de como nem todos os contratos firmados livremente entre as partes podem ser cumpridos. Na peça, um banqueiro exige uma libra de carne do corpo do devedor como garantia de pagamento da dívida.
Ao mesmo tempo, a idéia comunista de que o Estado deva ser o controlador das riquezas é totalmente infundada, pois qualquer pessoa de mínima compreensão das coisas irá perceber que o Estado não gera riqueza, portanto este é o culto à pobreza e à desgraça, como de fato acontece nos países comunistas e populistas.
Num terceiro vértice do triângulo, é totalmente alucinada a idéia de um estado teocrático que defenda os valores de uma religião em detrimento de todas as outras. Os estados do “deus-dará” já foram tentados e tampouco funcionaram devido à falta de liberdade.
Os liberais, os conservadores e os comunistas dependem uns dos outros para existir, porque nenhuma das compreensões de mundo se esgota em si, todas têm problemas intrínsecos.
O mais engraçado é que todos os extremistas se odeiam. Os comunistas chamam de direita retrógrada tanto os teocratas quanto os liberais. Os liberais por sua vez, dizem que os comunas sanguessugas do Estado andam de mãos dadas com os que chamam de papa-hóstias. Por fim, os conservadores colocam no mesmo saco os comunistas comedores de criancinhas com os liberais defensores da Lei da Selva.
E qual das três é a concepção ideal de sociedade, que traz mais felicidade aos seus povos?
Nenhuma delas.

É a honestidade.
O problema de um Estado-monstro é que as pessoas querem extorquir esse estado. O problema do liberalismo é que as pessoas exigem demais pelo seu dinheiro e o ideal de recompensar pelo empenho, engenho e suor deixa de existir. Os conservadores pecam em pensar que Deus é único e, além disso, seu, particular.
Os países que prosperaram, uns mais carolas, outros mais mercantilistas, outros mais socialistas foram para frente porque os povos são honestos, só por isso.
Portanto, é má idéia ensinar ideologia as nossas crianças. Precisamos é ensinar Moral e Civismo, matéria excluída do currículo das escolas brasileiras. Enquanto continuarmos sendo um país que valoriza a ideologia ao invés da retidão de caráter, continuaremos vivendo nessa m... mistura de opiniões.

Nenhum comentário: