sexta-feira, 4 de maio de 2007

O Ar Condicionado

Depois de dezenas de velhinhos morrerem de calor trancados em suas casas, o governo francês finalmente resolveu decretar que os aparelhos de ar condicionado são artigos de utilidade, não de luxo.
Os americanos já descobriram isso há mais de 70 anos.
A Flórida era um estado considerado inóspito, cheio de doenças tropicais e que só prosperou devido à invenção daquele aparelho. Em 1928, fora varrida por um furacão terrível que empurrou a região para a Grande Depressão um ano antes do restante do mundo, mas pouco depois, na década de trinta, com o amplo uso do conforto térmico nas casas e posteriormente nos automóveis, a península floridiana passou a ser residência de milionários e empreendedores como Edson ou Ford.
Não é à toa que os Estados Unidos, com o Hawaí e a Flórida, possuem as duas únicas regiões tropicais desenvolvidas e com qualidade de vida de Primeiro Mundo no planeta, os americanos perceberam que conforto térmico é sinônimo de progresso por possibilitar que diversas atividades avessas à lassidão provocada pelo calor pudessem ser realizadas.
Em Curitiba existem prédios que, para não estragar a estética, não permitem a instalação de aparelhos de ar condicionado com a alegação de que é uma cidade fria. No entanto, no verão de 2007, que durou até abril, as pessoas passaram seis meses reclamando do calor insuportável.
Trabalhei por três anos num hotel na Flórida e por lá percebi uma característica que só os brasileiros têm, são claustrofóbicos: quando chegam em um hotel querem abrir a janela e não adianta argumentar que são lacradas ou que a maioria das casas americanas ficam fechadas o tempo todo, sendo isso uma vantagem, pois as casas não têm muito pó no ar e sobre os móveis e as pessoas não se resfriam dormindo, pois a temperatura do quarto pela manhã é a mesma ao se deitar.
Eu já vi até o argumento de que o ar condicionado esquenta o planeta. Ora, no Brasil no qual 80% da energia vem das hidrelétricas, isso é uma ignorância total das leis da física. A energia de atrito da água contra a parede do rio gera aquecimento de qualquer maneira, o que a usina faz é apenas transferir essa energia para nossas casas.
Assim, o preconceito humano e o temor brasileiro com relação ao ar condicionado é simples desconhecimento de uma maravilhosa tecnologia que, mesmo já centenária, ainda é desprezada pela grande maioria.

Nenhum comentário: