segunda-feira, 11 de junho de 2007

A Imortalidade


Na semana passada neste link publiquei um livro A Cura da Morte sobre um grupo de pessoas imortais que tenta se manter anônimo.
No mundo real existe muita gente que quer levar à sério esse sonho. Por que não seria possível deter o envelhecimento? Pensemos: viver 300, 400 anos, saudáveis, junto com a família e amigos... as possibilidades são imensas e inimagináveis. Ainda que talvez não vejamos esse feito da humanidade, os nossos filhos ou netos podem presenciar, sim. É uma possibilidade real e a nossa geração é a primeira que pode sonhar com isso de uma forma concreta. Em uma entrevista, Salvador Dali já dizia que a busca da imortalidade é a verdadeira grande busca da ciência e parece que ele estava certo.
Existem algumas instituiçòes americanas organizadas com esse fim, a
Life Extension Foudation , a Methuselah Foundation e o Immortality Institute Em uma primeira vista, parece idéia de maluco, mas mesmo que o objetivo final da conquista da imortalidade não venha a ser alcançado, no caminho das pesquisas são feitas descobertas científicas muito interessantes e nesses sites pode-se manter informado das últimas inovações nesse campo.
Em uma pesquisa sobre câncer, em Boston, pesquisadores descobriram o porquê os cabelos ficam brancos e a L’Oreal já anuncia colocar no mercado entre cinco e dez anos um creme que devolve a cor natural dos cabelos (Oba! Dentro de dez anos, vou estar precisando muito!). A melhor de todas que li por ali foi o Methuselah Mouse Prize. A Fundação Matusalém instituiu um prêmio anual para o cientista que conseguir o rato de laboratório mais longevo do mundo. Só com doações, este prêmio já está chegando em quase 5 milhões de dólares. Este ano o recorde foi batido por um rato que viveu 1819 dias, o equivalente a 180-200 anos no padrão humano.
Onde será que vamos parar? A idéia é promissora.Será que vai dar certo?
Vamos conversar mais sobre isso dentro de 200 anos!

Nenhum comentário: