quinta-feira, 28 de junho de 2007

Mudando o Brasil

Uma esperança que acredito que nenhum brasileiro minimamente esclarecido ainda tenha é de que o país vai mudar por vontade dos nossos políticos e nem por força do voto. Os primeiros têm interesse em manter as coisas como estão e o povaréu desinformado não tem condições intelectuais de provocar uma mudança. Portanto, a tendência é de que todas as instituições piorem até ao caos total.
É da natureza humana não agir se não obtiver vantagem, de preferência financeira. Portanto apenas a iniciativa privada é que tem condições de criar um país novo. É preciso que empreendedores de visão surjam e percebam que onde existe crise, existe oportunidade de negócios. Logo, o nosso país é cheio de oportunidades nesse campo.
Aí vão algumas idéias:
1. Criar um DINHEIRO ELETRÔNICO: inventar um sistema off-line que permita fazer transações eletrônicas sem dinheiro cash (eu sei como, pode me perguntar). O dia que acabar com o dinheiro em espécie não será mais possível roubar, nem traficar drogas, nem sonegar impostos, nem subornar um funcionário público. Cartão de crédito off-line, esse é o caminho!
2. CLUBE DA HONESTIDADE: Um clube aberto a todo aquele que quiser participar e que tem por objetivo proporcionar encontros de negócios. Detalhe: se um sócio do clube não ficar satisfeito com o negócio executado com outro sócio, poderá narrar a sua experiência na Internet. Seria uma espécie de SERASA, mas com detalhes picantes de cada negócio. Os mais honestos teriam mais chances de fazer cada vez mais negócios e ganhar mais.
3. Website de AÇÕES JUDICIAIS COLETIVAS: Quebrou o carro em um buraco na estrada e achou melhor deixar prá lá? Com um site que una a todos aqueles até então desconhecidos que passaram pelo mesmo problema, um grupo poderá entrar na justiça contra instituições sólidas, como governo e grandes corporações, baixando em muito os custos da ação e aumentando as chances de sucesso.
4. “REALITY SHOW” de política na Internet: Esse, eu e um sócio já tentamos fazer e só não deu certo por problemas técnicos, perfeitamente contornáveis, mas deu prá ver que tem futuro: avaliando os poderes legislativos municipal, estadual e federal, existe um ranking que avalia se os políticos estão agindo de acordo com a vontade popular ou não. Aqueles que agem de acordo com os desejos da população são promovidos e os demais, vão para o ostracismo.
5. Uma espécie de PROCON de iniciativa privada: Um site em que cada usuário pudesse entrar e dizer tudo de ruim ou de bom que aconteceu ao comprar uma mercadoria ou serviço, de modo que outros consumidores pudessem evitar fazer negócios com empresas de má conduta. Minha idéia é mais ou menos como a Consumer Reports americana. Uma idéia que dá prá melhorar bastante.
Será que as pessoas realmente querem fazer algo para mudar o país e de lambuja ainda montar um negócio promissor ou será que basta a elas reclamarem e ficarem escandalizadas?
Henry Ford já dizia que um idealista é um indivíduo que tem boas idéias para que outro ganhe dinheiro. Se algum dos meus leitores, portanto, quiser ganhar dinheiro com este pobre idealista pobre, que fique à vontade, mas, vá lá: que me chame prá sócio! Não tenho dinheiro para investir, mas tenho know how para todas as idéias acima.

Nenhum comentário: