terça-feira, 19 de junho de 2007

O Roubômetro está no ar!

O Roubômetro é um site que se propõe a coletar os valores da corrupção divulgados pela imprensa e nos dá uma boa idéia de quanto estão nos roubando.
O que assusta no Roubômetro é que os valores publicados pela imprensa são muito aquém dos valores totais dos desvios e mesmo assim é um número enorme. O site não considera valores miúdos: pequenos subornos, pequenos desvios em estados e municípios, corrupção em ONGs, instituições que recebem auxílio de toda a espécie. Não considera ainda a ineficiência do serviço público e nem as perdas que o país sofre com todos esses desvios, enfim trata apenas de artérias e não dos vasos capilares da corrupção.
A constatação inicial do Roubômetro: os valores da corrupção estão aumentando ainda mais! Em apenas quatro anos e meio, o período de governo Lula está muito próximo de atingir o total de oito anos do período FHC.
Mais um mito que caiu é o de que a Região Sul, muitas vezes considerada como tendo mais lisura política, rouba menos. O escândalo do Banco do Estado do Paraná, devido ao fato de ter permeado vários governos e ter tido um volume de desvios tão além de qualquer padrão de corrupção, foi considerado “hors concours” e não entrou na contagem total do Roubômetro. confira.

Nenhum comentário: