quinta-feira, 7 de junho de 2007

A Origem dos Produtos que Você Consome

Para você que é da cidade e é um consumidor exigente saiba aqui de onde vêem os produtos que você consome.

O Algodão Doce:
O algodão doce é uma planta originária da África Central que foi introduzida na América durante o período colonial, junto com a cultura do algodoeiro comum, este que é habitualmente produzido nas farmácias. O algodoeiro doce difundiu-se nos estados do sul dos Estados Unidos e teve o apogeu do seu cultivo durante a guerra civil americana, o qual era usado como o principal alimento das tropas sulistas. Originalmente o algodão doce era branco, mas hoje em dia, devido ao cruzamento de espécies e ao aprimoramento genético, é encontrado também no tom cor-de-rosa.

O Churros:
O churrus é produzido por uma das espécies da árvore Churrus uruguaius, cujo nome popular é churreira, ou churreira brava (bacia do Rio da Prata e sul do Brasil). A churreira é uma árvore com folhas caducas, bastante copada durante o verão e que no inverno produz um fruto longo e de seção estrelada com uma massa branca no interior. Ao fritar essa massa, obtém-se o delicioso churros.

O Escargot:
O escargot é um corte especial da carne bovina criada na região francesa de Cabernet. O nome é em homenagem ao seu criador Pierre Escargot.

A Farofa:
A farofa é obtida pela torrefação do pólen da flor de mandioca.

Flocos de Arroz:
Os flocos de arroz são produzidos deixando-se o arrozal passar do ponto ideal de colheita, assim a semente absorve água do solo, inchando. Nesse ponto é colhida, açucarada e posta para secar para a obtenção dos flocos.

A Laranja:
A laranja é formada pela coagulação (aglutinação) da laranjada de lata. Normalmente a laranja dá em supermercados.

A Mortadela:
Mortadela é um mamífero quadrúpede com longas pernas, da mesma família do pernil. A mortadela é originária da Austrália e pouco maior do que um coelho, alimenta-se principalmente de gramíneas e frutos silvestres e é facilmente domesticável.

O Náilon:
O Náilon é um fio de alta resistência produzido pelo bicho-do-náilon que é uma espécie de aranha que tece uma teia fortíssima. Esta teia é desfiada em um único e longo fio de aproximadamente cinqüenta metros e depois enrolada em bobinas e enviada às fábricas para a confecção de um refinado tecido.

O Sagu:
O sagu é originário do Japão, onde é cultivado há milhares de anos. O nome sa-gu significava em japonês arcaico "planta dos pendões celestiais" e é uma cultura de verão de trinta a quarenta centímetros na qual as sementes são usadas para a alimentação. As belas flores do sagu são também usadas para arranjos florais.

Sucrilhos de Milho:
O sucrilhos é feito a partir da pipoca doce que depois de seca ao natural o por processo industrial é prensada e acrescida de corante amarelo. O milho utilizado é o milho de pipoca.

O Vidro: O vidro é um subproduto originado pela quebra de moléculas de petróleo. Caso persistirmos na quebra de moléculas obteremos o caco de vidro e posteriormente o pó de vidro. A lã de vidro é obtida pela tecelagem manual do vidro.

Nenhum comentário: