sexta-feira, 6 de julho de 2007

Dicas de Auto-Ajuda

Algumas coisas que aprendi com muito esforço e que eu gostaria de compartilhar com os meus leitores. Não são idéias minhas, mas que fui coletando pela vida e muitas delas não lembro a fonte: os autores das idéias, que aceitem a minha desculpa e admiração .
- Torne-se simples. Sabe de onde vem a palavra “sofisticar”? É de quando os cervejeiros ingleses queriam acelerar a fermentação de seu produto adicionando açúcar (to soft). Originalmente sofisticar significava falsificar, adulterar (cerveja). O difícil na vida não é ser sofisticado, mas ser simples. Se tivermos duas escolhas, ambas éticas e de mesmo peso, qual é a correta e verdadeira? É a mais simples, acredite.
- Todos são importantes. No filme “Ensaio de Orquestra”, Felini entrevistava vários membros de uma orquestra perguntando a todos qual seria o instrumento mais importante. É claro que todos os músicos defendiam o seu próprio: o violinista argumentava que sem a melodia não existiria música, o do tambor defendia o ritmo e assim por diante. Como via de regra, não confie muito em pessoas que tratem você melhor do que tratam o garçom, elas acham que o instrumento delas é o mais importante na orquestra.
- Saiba esperar. Na mitologia indiana, o paraíso é visto como um local cheio de árvores com frutos dos desejos. Para realizar um desejo, basta apanhar um desses frutos e ele se realizará sem um intervalo entre a vontade e o acontecimento. Enquanto não vivermos no paraíso indiano, tudo tem um tempo para acontecer, aprenda a esperar.
- Quem não faz e nem ensina, critica. É fácil falar quando as coisas deram errado, mas será que alguém elogia as milhares de vezes que as coisas dão certo? O mundo está longe de ser um local perfeito, é preciso uma certa complacência com as falhas das pessoas.
- Só existem três tipos de problemas. Os que não têm solução, os que passam com o tempo e os que podemos agir para solucionar. Nos dois primeiros tipos, só nos resta lamentar e esperar. Quanto àqueles que podemos corrigir, mãos à obra!
- Só existem dois tipos de atos dignos, criar algo que dure mais do que o seu tempo de vida e buscar prazer. Tudo o mais é vazio e sem sentido.
- “Só existe uma maneira de abrir uma porta, é caminhar até ela e a abrir”. “Na prática a teoria é outra”. Não pense muito, faça!
- E, a dica suprema: não espere nada de nenhum governo.

Nenhum comentário: