segunda-feira, 9 de julho de 2007

Quem Acredita na Física?

Agora os cientistas estão achando que buracos negros não existem. Que coisa, hein? Depois de tantos filmes e de tanta imaginação. Como vamos conseguir viver sem eles?
Na trilha da desinformação, uma empresa de lâmpadas está com uma propaganda aqui no Brasil, linda por sinal, para vender lâmpadas que poupam energia, evitando o aquecimento do planeta. Ora, em um país onde 80% da energia é hidrelétrica, mostra que eles também não acreditam na lei de Lavoisier. Lembra das aulas de física? Quando um rio vai para o mar, ele perde potencial gravitacional (altura) e gera potencial cinético (velocidade). Quando chega ao mar ele é freiado. O atrito para parar o fluxo de água gera calor no planeta, como no freio de um carro. Portanto, conforme os físicos, não interessa se o calor de Itaipu é transferido para as nossas casas ou para a foz do Rio da Prata, o planeta vai aquecer do mesmo jeito, mas vá explicar isso... ninguém acredita mesmo.
Já notaram que as pessoas não acreditam que a água ferve a 100 graus e gela a zero? Quantas e quantas vezes eu já ouvi de pessoas instruídas que devemos ferver a comida no fogão em fogo alto para “cozinhar mais rápido”: se está fervendo é porque está a cem graus, não vai esquentar mais do que isso, mas ninguém acredita! E encher o copo de refrigerante de gelo para “gelar mais”. Se estivesse a menos de zero, o refrigerante congelaria, né, oh Poço de Sabedoria?
Dessa maneira, fico me perguntando. Como convencer as pessoas que o bolsa-família é lesivo ao país? Ninguém acredita. Como convencer que empresas públicas são lesivas ao país? Ninguém acredita. Como convencer que os Estados Unidos não querem o nosso mal, aliás, somos um país periférico na comunidade mundial, não dão a mínima para nós. Ninguém acredita. Como convencer que é mais importante votar naquele que enterra um cano do que naquele que constrói um monumento? Ninguém acredita. Como convencer que não devemos reeleger um político se ninguém acredita que existe roubo no congresso?

Se as pessoas não acreditam no físico, no natural, na obviedade, como acreditar naquilo que é mais sutil?

Nenhum comentário: