segunda-feira, 20 de agosto de 2007

De Baixo para Cima, Da Esquerda para a Direita

Todas as sociedades humanas podem ser colocadas em apenas dois gráficos e para visualizarmos o grau de evolução que cada grupo social atingiu, basta verificar em que estágio este se encontra.
Conforme podemos ver no gráfico a seguir, ao sair da barbárie (Lei da Selva) toda e qualquer estado passa por um período em que um indivíduo dominante conquista o poder sobre os demais (Despotismo). Ao evoluir, um pequeno grupo toma o poder sobre os demais (Oligarquia). Com mais evolução social, chega-se a uma Ditadura da Maioria, que se caracteriza pelo fato de que direitos individuais não são respeitados, apesar de ser a vontade da maioria. Por fim, chega-se à Democracia, que é quando são respeitados os direitos de cada indivíduo, sem que nenhum grupo prevaleça.



Na estruturação horizontal da sociedade, temos dois estágios imaginários que são o anarquismo e o anarco-capitalismo que não podem ser atingidos porque constituem a volta à lei da selva, mas que precisam ser mencionados para que seja compreendido para onde levaria a situação-limite.



E o que são cada um?
O Comunismo é quando o Estado é detentor dos meios de produção de capital – Ex. Cuba, Coréia do Norte.
O Socialismo de Capital, ou fascismo, é quando existe íntima relação entre as grandes empresas e o Estado, em detrimento do cidadão comum e das pequenas empresas. – Ex. Alemanha nazista, Brasil atual.
O Capitalismo Social é quando o Estado não tem vínculos estreitos com as grandes empresas, mas cobra grandes impostos, e reverte esses impostos em benefício da sociedade. Ex. países escandinavos.
O Liberalismo é quando o Estado busca ser mínimo e cuida só de fatores básicos da vida cotidiana. Ex. Inglaterra.

Todos concordam que o estado democrático é o estado ideal. Acontece que a história provou que a democracia só existe nos estados de capitalismo social e de liberalismo. Não existe a mínima possibilidade, comprovado por inúmeros exemplos históricos, de conquistarmos um Estado Democrático de Direito enquanto o Brasil estiver atrelado a uma ditadura da maioria e uma conivência do Estado para abusos praticados por grandes empresas e de grandes empresas apoiando um estado-monstro.
Só uma guinada para a direita teria condições de provocar uma ascensão da sociedade brasileira rumo à democracia, repito, afirmação a qual podemos comprovar por inúmeros exemplos históricos, mas como isso está muito longe de acontecer, precisamos pelo menos esperar que não baixemos para o despotismo, em queda livre rumo à Lei da Selva.



Nenhum comentário: