sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Estaria Chavez certo?

Como todo ditador recente, Hugo Chavez tem preconizado o fim “del império de norteamerica”, que os Estados Unidos são um mal que está prestes a acabar e que assim como o dólar que está em nítida decadência, o próprio “demônio do norte” está com os dias contados.
Como podemos saber se isso não é verdade desta vez? Se Roma, Portugal, França, Inglaterra e tantos outros impérios tiveram o seu período de ascensão e queda, por que isso não aconteceria com os Estados Unidos? Qual motivo que teríamos para acreditar que os mesmos princípios que conduziram a nação no século XX iriam se perpetuar? O que tem por ali que é diferente de todas as nações do mundo? Várias coisas, vejamos.
1. Uma mentalidade republicana. Nos Estados Unidos, as decisões são tomadas de forma que as vontades da maioria nem sempre vencem, o que é muito bom, pois as maiorias normalmente são, como diria Nélson Rodrigues, burras.
2. Liberdade de expressão, como em nenhum outro lugar do mundo. O que permite que o sistema seja contestado e melhorado o tempo todo.
3. Estudo dos erros da história. O povo americano, a cada geração, erra sempre coisas diferentes, mas aquilo que não funciona é deixado de lado.
4. Infra-estrutura, como em nenhum outro local do mundo. Ruas retas, duas tubulações de água em cidades, estradas amplas e lisas, informação sobre tudo que se precisar ao alcance da mão, sem burocracia.
5. Justiça e polícia que funcionam rapidamente. Rápido quer dizer, justiça feita algumas vezes em poucos dias e polícia chega em menos de cinco minutos. Rápido, muito rápido.
6. Estabilidade política e econômica. Os mesmos princípios utilizados na década de cinqüenta, são praticados hoje. Existe uma continuidade e não sucessivas rupturas em que se começa cada vez do zero.
7. Os impostos não levam pessoas e empresas à bancarrota, além de serem razoavelmente bem aplicados.
8. Mercado interno. O que faz com que todos queiram vender para os Estados Unidos, tornando o país defendido contra invasões externas.
9. População armada. O que dificulta ações de governo contra a população e também invasões estrangeiras.
10. Não se faz poupança. A população investe em bens e serviços, o que gera cada vez mais riqueza para o país.
11. As forças armadas mais poderosas do mundo.
12. População que ama o seu país. Muitas pessoas têm mastros em frente às suas casas para estender a bandeira nacional.
13. Liberdade econômica. Investimentos são sempre bem vindos, o governo não cria uma série de empecilhos burocráticos e com regras confusas, e nem tem um exército de corruptinhos para extorquir das empresas.
Dessa forma, dizer que os Estados Unidos está em franca decadência, acho meio precipitado. Só sei que eu me sentiria mais seguro com o meu investimento se eu pudesse comprar um apartamento em Miami, do que se eu escolhesse comprar um em Caracas. Você não, caro leitor?

Nenhum comentário: