quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Para Olhar um Retângulo

Como eu já falei aqui no blog, para verificar a qualidade de um trabalho gráfico qualquer, devemos verificar cinco elementos. (a) Se a composição tem dois tipos de letra, um com serifa (“rabinhos” das letras) e outro sem (dá prá incrementar essa afirmação, mas assim já funciona), (b) se tem contraste, (c) se tem alinhamento dos elementos, (d) se elementos similares estão agrupados e (e) se existe uma repetição de um elemento para dar unidade visual.
Se o campo visual for um retângulo, como em uma fotografia ou um cartão de visitas, existe um monte de coisas a observar.
Em primeiro lugar, experimentalmente comprovado, as pessoas preferem retângulos na proporção1:1,618, o chamado retângulo áureo. Ninguém sabe exatamente o porquê, mas eles são mais harmoniosos. Esse retâgulo é usado em templos gregos, quadros de Da Vinci, de Seurat e muitos outros.
Ainda com a mesma relação aritmética, devemos considerar que existem quatro pontos principais em um campo retangular, que correspondem aos pontos de proporção áurea, conforme o desenho abaixo:
O olho é puxado para esses pontos, de modo que o elemento principal da imagem deve ser inserido por volta destas regiões para que tenhamos uma imagem mais interessante. Mesmo um pequeno elemento, quando colocado na posição correta, ganhará destaque.
A leitura ocidental, de textos e relógios, vai da esquerda para a direita e de cima para baixo. Portanto o canto lateral superior esquerdo é o mais importante dentro de um campo visual retangular. O elemento principal da imagem deve ser inserido nesse local.
O canto inferior direito, no entanto, é o mais importante, quando se vai folhar um jornal ou uma revista, sendo esse o motivo pelo qual esse esses espaços de publicidade são mais caros.
Céu ou água que passem de um lado ao outro do campo visual: devem ser colocados a um ou dois terços da imagem, dependendo se se quer salientar ou camuflar esses elementos.
Cantos arredondados devem ser usados em composições comerciais, pois quando fazemos um retângulo com ângulos retos ou vivos, passaremos uma imagem de agressividade ao cliente e a tendência é a de deixar de comprar o produto por este detalhe.
Tanto faz a posição, vertical ou horizontal, mas com o advento das câmeras digitais, as fotografias devem ser tiradas na horizontal, para não ter que virar durante a visualização e conseqüente perda de qualidade.
É isso.

Nenhum comentário: