quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Onde está o dinheiro? O gato comeu? O gato fugiu?

Meu pai era engenheiro agrônomo, mas do que ele mais entendia era de economia. Nos tempos de Figueiredo e Sarney, lembro que ele falava que o maior mal do Brasil era a inflação: “as pessoas acham que está mal agora, mas não sabem a recessão que acontecerá quando parar a inflação...mas vamos ter que passar por isso, não tem outro jeito.”. Pena que essas frases não foram gravadas, pois se tornaram realidade. Baseado no meu pai, na virada do século, falei a seguinte: “qualquer governo que suceder FHC será excelente, pois o pior mal do Brasil foi solucionado.”
Não deu outra, o controle ortodoxo da economia está agora produzindo frutos para o próprio partido que o criticou. Vi um entrevistado na Record News falando que o acréscimo na produção de veículos no país no ano passado corresponde a toda a produção da Argentina. Só o acréscimo! Além do imposto de produção, isso corresponde a maior consumo de combustíveis, IPVA, seguros, etc.
Na mesma entrevista, o repórter Paulo Amorim perguntou se essa não seria a culpa pelos engarrafamentos das grandes cidades, o que foi respondido com uma outra pergunta, extremamente pertinente: se está se produzindo tanto imposto, onde estão as estradas de qualidade, as ruas mais largas e os viadutos que reduziriam esses engarrafamentos?
Para onde está indo toda essa dinheirama arrecadada? As estradas públicas estão piores do que há dez anos, isso considerando que as principais rodovias foram privatizadas, ou seja na prática a malha viária nacional conduzida pela União diminuiu. Na maioria das cidades que conheço não se construiu um único viaduto. As ruas continuam esburacadas.
Sem falarmos em outros setores. A educação é das piores do mundo, os hospitais são um depósito de infecções, os portos estão sendo assoreados mais a cada ano, o transporte aéreo virou caos, as ruas continuam cheias de mendigos, a dengue que tinha sido praticamente erradicada, voltou com força e o setor energético ameaça um novo colapso.
A roubalheira está em alta, todo mundo acompanha pela mídia, mas mesmo assim essa riqueza toda deve estar indo para algum lugar, não acredito que se tenha capacidade de se desviar tanto quanto está entrando no erário sem chamar a atenção da imprensa, vejo tudo como má gestão mesmo.
E o governo insiste em manter a CPMF. Para quê, se os impostos só são revertidos no aumento da quantidade de servidores públicos, muitos com salários extorsivos, e não em infra-estrutura para o país?
Onde está o dinheiro que, como na música, ninguém viu? Onde estão os resultados de tão apregoada riqueza?

Nenhum comentário: