domingo, 16 de agosto de 2009

No Bom Português

O governador do Paraná ultimamente anda querendo de tudo no bom português, só assim o povaréu vai entender das coisas.
Os Volkswagen vão ser o “Auto do Povo” e os postos da Shell, vão ser da “Concha”. O Burger King vai ser o “Sandubarrei”. A camisa Lacoste vai ser “A Praia” e a caneta Mont Blanc vai ser “Morro Branco”. O chocolate Nestlé, vai ser “Ninhozinho” e o Lacta vai ser “Leitoso”.
E no bar, que vai se chamar “barra”? Um Johny Walker on the rocks vai ser “Joãozinho Caminhador sobre os pedrões” e um petit gateau vai ser “presentinho”. O karaokê vai se chamar “orquestra vazia”. E na cantina? Um penne al sugo vai ser “ponta de caneta ao suco” e um farfaline al dente vai virar “gravatinha borboleta ao dente”.
O shopping vai ser “comprando”. O Shopping Müller vai ser “Comprando o Moleiro” e o Shopping Barigüi, “Comprando o Mosquitinho”.
E em Curitiba, que vai se chamar “Pinhão à Beça”, as calçadas de petit-pavé vão se chamar “pavimentinho”. O Teatro Guaíra vai ser “Não Dá pra Passar!”. Nele, os bailarinos vão dançar, não pas de deux, mas “Passo de Dois” e enquanto os pianistas vão acompanhar, ao invés de um Allegro ma non Troppo, com um “Alegre, Meia Boca”.
E, esperemos desde já a declaração oficial do gabinete do governador, pois o Palácio Iguaçu, que faz muito esforço para, ao invés de melhorar a educação do povo, diminuir as suas necessidades de compreensão, vai virar o “Palácio Aguadão”.

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